quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Jogos matemáticos










Objetivo

O uso de jogos educativos no ensino da matemática tem como objetivo auxiliar o professor a Complementar suas aulas. É um dos métodos onde se aprende brincando, proporciona ao aluno uma forma divertida e prazerosa de aprender Matemática. Faz com que o aluno se interesse pela matemática, pois o jogo estimula o raciocínio lógico matemático, capacita o aluno na elaboração de novas estratégias de jogos e de resolução de problemas, ajuda no desenvolvimento da agilidade mental e aumenta a concentração.

Além do jogo ser um objeto sociocultural em que a matemática esta presente, o jogo é uma atividade natural no desenvolvimento dos processos psicológicos básicos, supõe um “fazer sem obrigação” embora demande exigências, normas e controle.


Professora responsável: Maria Igidia Marques

Um comentário:

  1. Celso Antunes (2001) argumenta da seguinte forma: "Um professor que adora o que faz, que se empolga com o que ensina, que se mostra sedutor em relação aos saberes de sua disciplina, que apresenta seu tema sempre em situações de desafios, estimulantes, intrigantes, sempre possui chances maiores de obter reciprocidade do que quem a desenvolve com inevitável tédio da vida, da profissão, das relações humanas, da turma..."(p.55).

    É assim que eu vejo seu trabalho, você fazendo a diferença na sala de aula,uma vez que os jogos e brincadeiras são excelentes instrumentos de mediação entre o prazer e a aprendizagem.
    Pode-se afirmar que a ludicidade do jogo proporciona momentos mágicos e únicos na vida de um indivíduo, pois no mesmo instante que diverte, ensina e desenvolve o raciocínio e a criatividade além de obter responsabilidade diante da situação colocada a ele.
    Professora: Claudia

    ResponderExcluir